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Projeto
Ponte Correntes




Recuperação, Reforço e Alargamento
A Ponte sobre o Rio Correntes situa-se no Km 136+860 da BR 116, em Santa Catarina, no trecho sob Concessão da Planalto Sul - Arteris.
Localizada em uma das mais importantes rodovias do país e, devido à constante evolução de capacidade dos veículos de carga, além da normatização e do programa de concessão exigirem acostamentos ao longo de toda a rodovia, foi imprescindível realizar as seguintes intervenções: implantação de acostamento e adequação do trem-tipo. Para tanto, foi desenvolvido o projeto de Recuperação, Reforço e Alargamento.
Sua estrutura original era composta por 3 tabuleiros contínuos em “viga dupla”, mais 2 encontros estruturados, totalizando 72,10 m de comprimento por 8,30 m de largura, em pista simples sem acostamentos, mas com passeios laterais.
De fato não existem registros documentados de muitas pontes antigas, como neste caso em que não tínhamos em mãos o projeto original. Logo, realizamos uma retroanálise da estrutura com as medidas levantadas no campo (Vistoria Especial) para o carregamento oriundo do TB 24, característico da época. Após a comparação com os esforços da nova estrutura, alargada para 13,00 m (construção de uma nova longarina em cada extremidade lateral de cada tabuleiro para implantação de acostamentos e barreiras nas laterais da obra) com o TB 45 (vigente), foram reforçados os elementos estruturais que possuíam insuficiência de armação.
Assim, o satisfatório aproveitamento da estrutura original consistiu na recuperação, reforço e alargamento para um sistema de grelha onde a estrutura passou a ser composta por 4 longarinas, transversinas, lajes, travessas, pilares, blocos e estacas raiz. Os novos encontros foram desenvolvidos de maneira independente com um sistema tipo “caixa”, apoiados sobre blocos com estacas raiz, configurando plena concordância e suporte nas aproximações da obra. Em termos construtivos, a solução adotada foi pensada de forma a não haver interferência com o tráfego da rodovia.